O ecoturismo é definido pelo Ministério do Turismo como: um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações.
Como um dos tipos do Turismo Sustentável, que contempla a gestão dos recursos econômicos, sociais e necessidades estéticas, mantendo a integridade cultural, os processos ecológicos essenciais, a diversidade biológica e os sistemas de suporte à vida, o termo refere-se a uma atividade que ganhou força no mundo todo, principalmente após a pandemia.
De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), o tipo está entre as principais tendências para o setor, sendo a resposta nas buscas por “atividades ao ar livre”, “produtos baseados na natureza” e “turismo rural”. No Brasil, por exemplo, o ecoturismo foi responsável por 1 a cada 4 viagens de lazer realizadas em 2021, conforme aponta o Boletim do Turismo Doméstico Brasileiro.
Por isso, o investimento em empreendimentos direcionados a esse público em específico tem sido a nova aposta do ramo imobiliário, como é o caso do Ilhas de Atibaia. Então, confira algumas curiosidades sobre o resort e que estão relacionadas ao ecoturismo:
Quer saber mais sobre o empreendimento?
Acompanhe as nossas redes sociais e veja mais conteúdos.